Avaliação Psicológica
O processo de Avaliação Psicológica, que frequentemente se constitui como a fase inicial de um processo psicoterapêutico, é um método rigoroso de análise do comportamento humano onde são aplicados um conjunto de testes psicológicos, instrumentos, ou técnicas, como observação comportamental, de forma a identificar as problemáticas que a pessoa apresenta, assim como os contornos da intervenção psicoterapêutica.
A informação recolhida e devidamente analisada é no final devolvida aos destinatários através de um relatório escrito, onde são elaboradas propostas de intervenção ou encaminhamento. Exemplos de Avaliações Psicológicas: |
a. Check-up Emocional – Avaliação da Personalidade e do Funcionamento Emocional (Adultos).
Esta é uma avaliação, realizada através da prova projetiva do Rorschach, que se propõe avaliar as características de funcionamento do cliente em diversas áreas tais como:
• Controlo e tolerância ao stress • Aspetos afetivos • Relações interpessoais • Imagem de si • Ideação • Processamento de informação • Mediação de informação |
b. Avaliação Infantil
Hoje em dia, o relatório da avaliação, não é apenas um resultado informativo, mas sim, principalmente, um guia que os pais podem e devem usar, para orientar os seus filhos em casa, de forma a acelerar e exponenciar o processo terapêutico. Como não há duas crianças iguais, os testes utilizados nesta avaliação variam e dependem da idade da criança, do pedido que nos é feito pelos pais e do que o Psicoterapeuta observa na primeira consulta.
No entanto são sempre avaliadas 4 áreas distintas: – Funcionamento emocional – Funcionamento comportamental – Funcionamento cognitivo – Funcionamento relacional (escola, amigos, família) |
Assim, consegue-se, não só adaptar a psicoterapia à criança em causa, como também, fornecer um guia especifico daquela criança aos pais, para que estes possam também, em casa, ajudar a criança a ultrapassar as suas dificuldades mais rapidamente.
c. Orientação Vocacional para Crianças e Jovens
O processo de escolha pode ser marcado por ansiedade e medos em relação ao futuro. Neste sentido, a Orientação Vocacional propõe-se a auxiliar os jovens a lidar melhor com esses sentimentos, promovendo o autoconhecimento e reflexão sobre a escolha profissional. A orientação vocacional deve ser compreendida como um processo que envolve diversas atividades e instrumentos de avaliação específicos, com intenção de compreender os interesses profissionais, aptidões, valores e características de personalidade de cada um, facilitando, desta forma, a tomada de decisão em relação ao futuro.
|
Fases do processo de avaliação em orientação (4 Sessões):
• Recolha de informação escolar, pessoal e familiar;
• Avaliação de valores e características de personalidade;
• Avaliação diagnóstica de aptidões e interesses;
• Estabelecimento de objetivos e das próximas decisões.
• Avaliação de valores e características de personalidade;
• Avaliação diagnóstica de aptidões e interesses;
• Estabelecimento de objetivos e das próximas decisões.
d. Orientação de Carreira (Teste Vocacional de Perfil)
Este serviço é destinado a adultos que se encontrem num momento de indecisão, ou mesmo insatisfação, relativamente à sua carreira académica ou profissional.
Nesta avaliação aplica-se 3 provas, que permitem avaliar 3 áreas distintas:
• Avaliação da Personalidade
• Avaliação dos Raciocínios (espacial, mecânico, numérico, abstrato e verbal) • Avaliação de Interesses. É no cruzamento dos dados destas diferentes avaliações, que se torna possível a análise dos pontos mais fracos e mais fortes do cliente, de forma a ajudá-lo a refletir sobre o seu percurso pessoal e profissional. |